sábado, 26 de abril de 2008

Confissões de um Romancista

... Não creio que um dia o crime, a guerra e as diferenças sociais possam ser de todo eliminados. Mas acredito firmemente num mundo melhor, em que os homens possam viver numa relativa harmonia e felicidade.

Tenho conhecido os mais estranhos e variados tipos humanos. Tenho visto muita maldade, muita injustiça, muita covardia e muita abjeção de caráter. Por outro lado, porém, criaturas nobres, corajosas e desinteressadas atravessaram milagrosamente o meu caminho.

Fazendo um balanço de minha experiência, verifico que o saldo contra a espécie humana é enorme. Razão para pessimismo? Não. Eu me obstino em acreditar no homem e na dignificação da vida. Talvez se possa dar a isso o nome de Fé. É uma idéia que me consola...




Erico Veríssimo in Confissões de um Romancista
palestra na ARI-Associação Rio-grandense de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como num sarau, quem chega vai sentando entre almofadas, sofás e banquinhos. Traz seu violão ou um petisco, declama a sua poesia, lê seu texto, ouve, e fala.
Vai, então. Agora é a tua vez...

 
Clicky Web Analytics